Modéstia na Santa Missa

Uno-me à católica que tem o seguinte video sobre Modéstia na Missa:

Não aguento mais chegar à Santa Missa e ver tanta imodéstia, tanta ofensa a Nosso Senhor e Nossa Senhora! Mulheres de calça coladinha, homens de bermuda e camiseta como se estivessem indo a um clube, a um salão qualquer.
Onde ficou o respeito à Casa do Senhor?
No blog da Melissa tem a foto de uma igreja que pede modéstia: http://mulhercatolica.blogspot.com/2010/09/o-que-toda-igreja-deveria-ter-em-sua.html

A iniciativa é bem bacana, toda paróquia deveria ter! Mas ao mesmo tempo mostra uma triste realidade: a falta de respeito dos católicos com o ambiente sacro da igreja e a falta de modéstia. Tudo isso se perdeu no meio dessa modernidade permissiva que entrou nas nossas igrejas. O povo antigo usava roupa adequada para a Santa Missa e meu avô é exemplo disso. E o que aconteceu com esse respeito?Ficou perdido lá pros idos do pós-crise!

Engraçado como o povo vai a uma festa de formatura, colação de grau, esses eventos e respeita o traje indicado no convite,usa traje adequado! Todo mundo faz questão de se vestir de acordo, está certo. Mas quando se trata de ir à igreja, usa qualquer tipo de roupa como se fosse muito normal!Coloca a primeira roupa que vê porque “é mais prático”, já ouvi dizer. Agradar a todos com a roupa mais fashion e o traje adequado da festa, isso todo mundo faz.Mas, e agradar ao Senhor, será que é tão difícil? Será que não se lembram que a Santa Missa é o Sacrifício do Senhor? É festa no céu e na terra! Portanto, deve-se estar adequadamente vestida, no video tem bons exemplos. Deve-se estar limpo por dentro e por fora. Roupa limpa e bem passada. Para as mulheres, vestido modesto, abaixo dos joelhos, com manga maior. Sem detalhes demais, nem exageros na estampa, para não tirar atenção das pessoas e não aparecer mais que Nosso Senhor. Vestido, e não calça,  à semelhança de Nossa Mãe Santíssima.Para os homens, camisa limpa e bem passada, calça limpa e bem passada. Blusa de time, regata,calça tipo de ciclista e bermuda: jamais!  Para eles é mais simples. Para elas não,pois o vestido que muitas pensam ser modesto ainda falta uns bons centímetros de barra e de manga!Infelizmente!Algumas ainda usam o uniforme blusa-calça jeans. Já usei, mas hoje, graças a Deus, o Senhor tem me ajudado nessa questão!Ou seja, acordei!

 Portanto,é importante que todos os que acordaram para isso falem com as mulheres que conhecem! Não tenham medo de falar, elogiar quando está bom, dar sugestões,mostrar exemplos.Se não quiser falar, pode indicar bons blogs e sites.  Dá pra fazer isso sem ofender ninguém, e além do mais, é nosso dever.

Não é tão complicado assim ir de roupa adequada à Santa Missa, basta ter boa vontade e respeito pela sacralidade do ambiente e pelo Senhor.

Muitas católicas, porém, não o fazem por mal; desconhecem a modéstia e o valor de se agradar ao Senhor com a vestimenta. Por isso é importante falar. Falo com as mulheres que conheço a respeito desse assunto, indico blogs, entrego leituras. Não se pode desanimar, temos que continuar lutando!

Nossa Mãe Santíssima, perfeito exemplo de mulher, nos proteja e guie suas filhas!

Anúncios

Sobre Giselle Katholisch

Giselle,católica,brasileira,100% amada por Deus,feliz.
Galeria | Esse post foi publicado em Modéstia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Modéstia na Santa Missa

  1. Cristina Langer disse:

    Apreciei muito todo o conteúdo. Recentemente comentei com uma mulher o fato de ela raramente estar vestida adequadamente, pois estava com os ombros de fora e atitudes sensualíssimas sobre o altar. Se veste de forma a chamar atenção sobre si mesma e se comporta teatralmente. Ela ficou muito nervosa com meu comentário, fez uma grande cena…
    Fiz minha parte, não fui omissa nem conivente. E tenho rezado por ela. São pessoas carentes que ainda não reconhecem o valor da santa missa.

  2. Olá Cristina,Salve Maria!
    Realmente,temos o dever e a obrigação de alertar as mulheres sobre suas vestimentas na Igreja! E temos também o dever de incentivar as que estão adequadamente vestidas.No domingo passado conversei com uma mulher que estava vestida adequadamente e disse a ela como seria bom se todas as mulheres se vestissem assim!
    Temos que saber como falar,com cuidado,sem que a pessoa se sinta ofendida,e então estaremos ajudando o próximo.
    É nosso papel de católicos falar quando sabemos que está errado,e incentivar quando está certo,caso contrário estaríamos comentendo o pecado de omissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s