Comportamento na Santa Missa

 

 

Comportamento na Santa Missa para mulheres

Atendendo a pedidos de “como se comportar na Santa Missa”, deixo aqui esse texto,  retirado do maravilhoso livrinho As Excelências da Santa Missa, escrito em 1737, que explica a Missa, mostra seus inúmeros e grandiosos benefícios e ensina como se comportar. Bom é lê-lo todo; difícil selecionar um bom texto pra colocar aqui!Quem puder, adquira! É de grande valia.

______________________________________________________________

Exemplo para as pessoas de categoria

Uma mulher, que entra na igreja com um traje espaventoso, atrai todos os olhares, e queira Deus não atraia também os corações, arrebatando ao Senhor as devidas adorações.Não é preciso excitar essas pessoas a assistir todos os dias à Santa Missa; já são demais levadas a frequentar as igrejas. O importante será fazer-lhes compreender com que modéstia e respeito devem portar-se na casa de Deus, especialmente quando se celebra a Santa Missa. Tanto mais me edificam senhoras da nobreza e princesas que só aparecem ante os altares vestidas simplesmente, sem luxo nem elegância refinadas, quanto me escandalizam certas pretensiosas que, com seus penteados ridículos e ares de atrizes, assumem poses de deusas no lugar santo.

Dir-me-eis então que não sois do número dessas infelizes criaturas, e eu o creio de boa vontade. Se, entretanto, ides à Igreja com certos trajes escandalosos, mereceis todas as censuras. Transformais o templo sagrado em covil de ladrões, pois roubais a Deus a honra, pelas distrações que provocais ao sacerdote, aos ministros, a todo o povo.

Por favor, considerai e tomai a resolução de imitar Santa Isabel da Hungria. Para assistir à Santa Missa, ela se dirigia com grande pompa à igreja. Mas,para assistir ao Santo Sacrifício  retirava da cabeça a coroa, os anéis dos dedos, depunha seus ornamentos e cobria-se com um véu, ficando em atitude tão modesta que nunca foi vista sequer desviar os olhos. Tudo isso agradou de tal modo a Deus, que Ele quis manifesta-lo a todos: durante a Santa Missa, a santa aparecia envolta em tal claridade que se velavam de deslumbramento os olhos dos assistentes; parecia-lhes contemplar um anjo do paraíso. Imitai exemplo tão ilustre, certos de que agradareis a Deus e aos homens, e que a Santa Missa será para vós de imenso proveito para esta vida e para a outra.

Anúncios

Sobre Giselle Katholisch

Giselle,católica,brasileira,100% amada por Deus,feliz.
Esse post foi publicado em Modéstia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s